"A Maratona está para o esporte, como a Feira do Livro está para a cultura", diz secretário sobre evento confirmado para outubro

Foto: Arthur Camponogara

Gilvan Ribeiro esteve no programa Papo D Esporte, da Rádio CDN


A Maratona de Santa Maria confirmada para outubro, a entrega da nova pista pública de skate e as obras em ginásios municipais são as grandes apostas da secretaria de Esportes e Lazer do município neste ano. Em entrevista ao programa Papo D Esporte (CDN 93.5 FM), na quinta-feira (30), o secretário Gilvan Ribeiro detalhou as principais ações da pasta, destacou o crescimento das corridas de rua e defendeu a valorização de modalidades como o skate, que já movimenta competições e turismo esportivo na cidade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp



Maratona de Santa Maria se consolida como referência

Prevista para o dia 19 de outubro, a Maratona de Santa Maria está confirmada para sua terceira edição. O evento, segundo Ribeiro, se tornou um marco no calendário esportivo do município e é tratado como uma política pública prioritária da atual gestão.

– Santa Maria teve um crescimento muito grande nos últimos anos em relação à corrida de rua. E me orgulho em dizer que a prefeitura fez parte desse crescimento, porque estabelecemos um novo padrão de eventos de corrida de rua, a partir de 2021. Então, essa pressão (por informações sobre a Maratona) nos últimos 45 dias, nos deixou um pouco mais apreensivos, mas por outro lado me deixa feliz também. Percebemos que criamos algo que a sociedade aprovou e que ela cobra para que tenha continuidade. Como já havia falado antes, hoje a Maratona de Santa Maria está para o esporte, assim como a Feira do Livro está para a cultura – avaliou Ribeiro.

A prova contará com percursos de 5 km, 10 km, meia maratona (21 km) e a maratona completa (42 km), com largada prevista para as 6h, na Avenida Pinto Bandeira. A expectativa é de 3 mil inscritos, número que pode ser ampliado caso haja grande procura. O trajeto homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo será mantido, e a estrutura seguirá o modelo das edições anteriores, com praça de alimentação, espaço kids e feira de serviços.

Segundo o secretário, a realização da prova só foi possível após ajustes orçamentários e a busca por novos patrocinadores da iniciativa privada. As inscrições devem ser lançadas até o dia 19 de agosto.

– Nós estamos organizando a maratona desde sempre. Dentro das pautas da secretaria de Esportes e Lazer, com a nossa equipe, a maratona é uma prioridade. Logicamente, não é segredo para ninguém, que este é um ano muito desafiador para a gestão pública municipal no que tange a recursos. Então isso impactou todas as secretarias, não seria diferente com a nossa pasta. 

Skate ganha espaço definitivo em Santa Maria

Outro destaque da gestão, a nova pista pública coberta de skate do Centro Desportivo Municipal (CDM) foi inaugurada recentemente e já sedia neste fim de semana sua primeira competição oficial, com atletas de mais de 30 municípios.

– Santa Maria agora tem a única pista pública coberta do Estado. É um reconhecimento a uma luta antiga da comunidade do skate, que há 30 anos pedia por um espaço adequado – destacou Ribeiro.

A competição é organizada em parceria com a Associação Santa-Mariense de Skate e a Liga Gaúcha de Skate, dentro do circuito estadual da modalidade. A entrada é gratuita e haverá praça de alimentação no local. O secretário também ressaltou a importância da pista como espaço democrático e formador, valorizando a cultura do skate sem descaracterizar sua essência.

Investimentos em ginásios e espaços esportivos

Além da maratona e do skate, a Secretaria de Esporte e Lazer avança em obras e revitalizações de espaços esportivos. Entre as ações mais recentes estão:

  • Reforma do Ginásio C do CDM, com novo piso e telhado;
  • Substituição completa da iluminação do Ginásio Oreco;
  • Revitalização da guarita da Guarda Municipal no CDM;
  • Entrega da nova Superintendência de Esportes no complexo esportivo municipal, prevista para agosto;
  • Implantação do plano de proteção contra incêndio em todos os ginásios do CDM;
  • Projeto para reforma completa do complexo esportivo do Guarani-Atlântico, na Zona Norte.

O projeto do Guarani-Atlântico, segundo Ribeiro, depende agora da captação de recursos. A expectativa é que a revitalização cause impacto direto em toda a região norte de Santa Maria.

– O projeto já está pronto. Ele foi licitado lá em 2021, mas tivemos problemas com a empresa contratada, precisamos rescindir o contrato e, com o passar do tempo, é preciso atualizar os projetos, o plano de necessidades para deixar o ginásio em pleno funcionamento e com qualidade necessária. Isso precisou ser refeito pela secretaria de Urbanismo e Projetos. Agora, é necessário captar recursos para que possamos fazer a nova licitação. Tenho certeza que vai causar um impacto positivo gigantesco em toda a região norte da cidade – concluiu o secretário.

​​

Confira a entrevista completa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pela hegemonia: Brasil enfrenta Colômbia na final da Copa América Feminina neste sábado Anterior

Pela hegemonia: Brasil enfrenta Colômbia na final da Copa América Feminina neste sábado

Pista de skate coberta do CDM é palco de competição estadual neste final de semana Próximo

Pista de skate coberta do CDM é palco de competição estadual neste final de semana

Esportes